MANIFESTO/NOSSO DNA

Traduzimos através de um desenho, conceitos e sentimentos de uma forma autêntica, tendo a cultura brasileira como inspiração. Pattern Brazil, em tradução livre, significa Padrão Brasil. O padrão brasileiro do sorriso, da simpatia, da criatividade, do seu jeito único: assim como as nossas ilustrações.

Os desenhos são feitos de forma artesanal, desenhado a mão pela artista Maete Porto, e depois são digitalizados para impressões. Nossos produtos são feitos com tintas biodegradáveis, reaproveitamento de material, utilizando matérias primas com o menor impacto ambiental possível.

Isso, pra nós, é arte com propósito. Trazer para você ilustrações feitas com amor, respeitando sempre o meio ambiente.

ARTE COM PROPOSITO

A primeira coisa que você precisa saber sobre mim é que eu faço o que faço por amor. Eu realmente me sinto muito bem quando lido com coisas relacionadas à estamparia. Acho que desde o começo, quando queria escolher uma profissão, sempre soube que queria trabalhar com cores e formas. Só não sabia que essa profissão seria criação de estampas, tive que descobrir com o tempo. Se pensar, desde o primeiro clique até hoje, são mais de16 anos.

Meu nome é Maetê Porto, e eu amo criar. Sou designer gráfica de profissão mas publicitária de formação. Já vivi em tantos lugares, que muito me influenciaram a construir muitas coisas diferentes e que contam um pouco da personalidade do meu cliente, assim como eu aprendi a traduzir muito da minha identidade através dessa arte.

Sou brasileira, nasci no estado do Rio Grande do Sul. Aos 19 anos, comecei a desbravar o mundo. De Florianópolis, local que aprendi a amar, vim para os Estados Unidos. E foi aqui, onde vivo atualmente, que a minha paixão pela estamparia tomou conta do meu coração. Já havia realizado uma série de trabalhos de criação de estampas, trabalhado com vitrines, marketing, lecionei (e eu amo lecionar), mas foi na terra do Tio Sam que resolvi trabalhar a minha identidade.

TRADUÇÃO DE AMOR EM CORES E FORMAS

Aprendi com meu pai a ser empreendedora. Da minha mãe, que sinto comigo até hoje, acredito ter herdado a autenticidade, característica que faz com que eu me sinta livre para desenhar, uma terapia, uma sensação indescritível, que torna as estampas ainda mais únicas. Minha mãe morreu quando tinha 1 ano de idade, não a conheci, mas sei que ela era artista plastica. Por isso coloquei a palavra “acredito”, porque realmente acredito mas não tenho a vivencia com ela para comprovar. Aliás, acredito que esse é o diferencial do meu trabalho, pois realizo o desenho à mão e digitalizo mantendo as características

do manual na maioria das estampas.

ESTAMPARIA É MINHA PAIXÃO

 A estamparia não tem a sua origem determinada, mas sabemos que a arte é algo que existe desde os primórdios. Antigamente, era através das pedras, ainda na era paleolítica. Posteriormente, muito depois, vieram os tecidos. Quem já leu sobre História, sabe do que estou falando – tingir tecidos, por muito tempo, esteve relacionado à mercantilização no passado. Os corantes e estampas que vinham da Ásia despertavam a atenção de muitos outros povos ao redor do mundo. E, assim, fomos evoluindo. No improviso. O futuro foi chegando, e, junto com ele, a digitalização, que permitiu explorar novas

formas de criação para que pudéssemos brincar com a criatividade.  

HOJE, O DESIGN ESTA PRESENTE NO COTIDIANO

Meu trabalho é traduzir, através de uma estampa um conceito, um sentimento à representação de algo. E

sse é um pro

cesso totalmente criativo e que exige muita dedicação e muita prática. Em cada estampa que crio, há uma imensidão de aprendizados por trás. Há história, estudo, pesquisa e muito carinho. Por isso, é tão apaixonante! Descobri nessa arte o meu propósito. Amo e sou movida por transformar algo da minha imaginação em concreto e visual. Sei que assim estou contribuindo para um mundo mais colorido, divertido e autêntico.

Portfolio: www,patternlydesign.com